Naumburg e Weimar

20171013_004

Hoje nos despedimos de Halle e a caminho de Naumburg ouvimos do P. Carlos o texto de Lutero Educar os Jovens (Castelo Forte, texto do dia 24 de fevereiro de 2017). O destaque de Naumburg é a igreja S. Pedro S. Paulo, que é a última igreja românica conservada em sua totalidade. Nesta igreja Lutero pregou por 2 vezes e em 30/01/1542, ordenou o primeiro Pastor Luterano.
Seguimos em direção a Weimar. Fizemos o reconhecimento da cidade a pé e logo avistamos a Prefeitura. Como Lutero pregou nesta cidade, Weimar mantém uma estátua em sua homenagem. Vimos uma árvore de ginkgo biloba, a qual teve suas sementes trazidas e plantadas por Gothe próximo a praça central. Dos 4 parques que existem na cidade, um deles foi idealizado por Gothe, que tinha uma pequena casa do outro lado. Neste parque também vimos as ruínas de uma casa que servia para concertos que foi bombardeada na guerra. Todo o grupo sempre prestando atenção em cada detalhe. A segunda casa de Gothe hoje é uma escola. Nesta semana está acontecendo o Festival da cebola, o qual ocorre a 364 anos, então aproveitamos uns minutos para ouvir a apresentação de um coral.
*Triste curiosidade: Quando Carl August morre, Ane Mari assume o ducado e por volta de 1828 monta uma biblioteca na cidade. Em 02/09/2004, a cidade é acordada ao som de helicópteros (o que não é comum nesta região) e foram surpreendidos com ela pegando fogo. O irônico é que a mudança para a nova cede já estava marcada e um curto circuito deu fim a muitas obras. Apenas algumas obras foram salvas por um morador, entre elas a Bíblia escrita por Lutero, que hoje está exposta na nova cede.
Hoje a janta finalizou o dia de todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *